quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Viagem a Darjeeling
(The Darjeeling Limited, 2007)
91 min. - Drama/Comédia

Direção: Wes Anderson

Roteiro: Wes Anderson, Roman Coppola e Jason Schwatzman

Com: Owen Wilson, Adrien Brody e Jason Schwartzman



Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman) são irmãos, mas não se falam há um ano. Eles, decidem realizar uma viagem de trem pela Índia, na intenção de acabar com a barreira existente entre eles e também para auto-conhecimento. Entretanto, devido a incidentes envolvendo a compra de analgésicos sem prescrição médica, o uso de xarope para tosse indiano e um spray de pimenta, a viagem logo muda de rumo e faz com que o trio fique perdido no meio do deserto, tendo apenas 11 malas, uma impressora e uma máquina plastificadora.


A novela dos indinhos acabou e nada melhor do que um filme que retrata a índia no seu lado pobre e nada novelística.
Confesso que ao ver esse filme me senti enganado e surpreso. Em qualquer review ele consta como comédia. Comédia + Owen Wilson = 50% de chance de dar boas risadas.


Acontece que o filme não é bem assim uma comédia, a não ser que você goste de rir da desgraça alheia. O estilo de filmagem parece de documentário brasileiro dos anos 80. Imagens quase opacas e sem cor. Acho que isso não é característica de comédia e sim drama. Pois o que mais importa no filme são os diálogos, logo, a falta imensa da trilha sonora, bem como o som ambiente muito alto.


Acredito que um bom ator consegue se destacar na atuação quando nós, que vemos os filmes/séries sentimos algum tipo de sentimento por ele, seja raiva, amor, compaixão, empatia, etc. Por isso foi surpreendente. O ódio que fiquei de Francis (Owen Wilson) é muito forte. Confesso que só tinha me sentido assim apenas 2 vezes. (Com Harold Perrineu na 2ª temporada de Lost e Dakota Fanning em Guerra dos Mundos).


Owen Wilson surpreende e muito. Não tem nada de caras e bocas habituais e piadas sem graça que ele costuma fazer. Aqui ele se mostra um ator de verdade.


Quanto ao Adrien Brody, bem é o Adrien Brody de sempre. Totalmente sem sal.


O filme também tem 2 pontas, uma com Bill Murray e outra com Anjélica Huston, mas nada que valha a pena se destacar.


Mesmo sendo um drama, para mim, parado e arrastado é um filme que vale a pena conferir pelos diálogos e atuações.


Único ponto negativo: Filme ótimo para que sofre de insônia.


TRAILER:



Bruno Gonçalves
Estudante de Direito e arauto do caos

5 comentários:

  1. não tive a oportunidade de ver esse filme,
    parece ser bom pelo pouco que eu vi no trailer.

    ResponderExcluir
  2. Assim como o Serjão, não pude ver o filme ainda, mas o farei assim que tiver a oportunidade. Wes Andersosn é referência em cinema independente, um gênero que me agrada muito.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conferi este filme! abraço e bom resto de domingo!

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas tendo Owen Wilson as chance de ser algo no mínimo interessante já sobem. O enredo parece ser legal também.

    To aqui pra avisar também que eu e o Luís do Literatura e Cinema estamos dando a você um selo como gratificação pelo ótimo trabalho que tem feito. Aviso também que o selo estará disponivel na terça-feira.
    Té mais.

    Fotograma digital

    ResponderExcluir
  5. Renan ... em nome de toda nossa equipe agradeço pela gratificação antecipada .

    Terça estarei por lá para "roubar" o selo.

    ResponderExcluir