terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sexta Feira 13
(Friday the 13th - 2009)
97 min. - Terror


Direção: Marcus Nispel
Roteiro: Damian Shannon e Mark Swift

Com: Jared Padalecki, Danielle Panabaker, Amanda Righetti, Travis Van Winkle, Aaron Yoo e Derek Mears


Jason está de volta! E ele ainda é o cara...?


Jason Vorhees é um ícone. Isso é indiscutível. Mas ele só é ícone entre os slasher-movies. Explico. Nunca se deve esperar nada, eu disse NADA de um filme de maníaco. Pra uma diversão, com seus amigos, é um prato cheio. Mas pra um cinéfilo... Chega a incomodar a quantidade de erros de um filme desses.


Um grupo de jovens vai para um tal Crystal Lake para tentar achar uma plantação lendária de Maconha e também pra acampar. Como todo filme de terror, no meio do sexo e palavrões soltados pelos recém-adultos, algo acontece no meio da calada da noite. Armadilhas começam a ser plantadas e o destino deles qualquer cidadão sabe. O legal mesmo é ver o jeito com que o destino deles é traçado. De repente, com quase todo mundo sumido, surge Jason, imponente e estiloso como nunca, empunhando seu machete e arrebentando mais um corpo. Surge o título. Sexta-Feira 13 começa com uma seqüência inicial muito estilosa.


Estilo. Isso é o que o diretor Marcus Nispel tem de sobra. O cara é um puta diretor. Na seqüência inicial, em preto e branco, ele demonstra muito estilo. Mas é na cena pré-título que Nispel mostra ao que veio. Muito bom diretor de ação e espero ver outros trabalhos dele. O Massacre da Serra Elétrica e Desbravadores, seus primeiros trabalhos, não o destacaram tanto quanto aqui.


A trama do filme se desenrola a partir dessa matança pré-título. Um grupo de amigos mauricinhos vai pro tal Crystal Lake, lugar onde o pai de um dos amigos tem casa. Desconte o fato que justo agora, Jason vai atacá-los depois de anos em que a casa está ali e veja o desenrolar da trama. Entre os amigos, os estereótipos exageram. Tem a dupla engraçadinha e abusada(um negro e um asiático), tem a gostosa safada, tem a gostosa comportada, tem o mauricinho e tem o mauricinho interesseiro. E o roteiro só piora quando infames comentários relacionados a racismo e sexualidade são disparados.


Para ligar os adolescentes a trama pré-título, surge o personagem Clay(Jared Padalecki) que está á procura de sua irmã desaparecida depois de acampar com os amigos. Clay encontra o grupo num posto e aí todos se juntam.


Em termos técnicos, o filme é bem interessante por seus extremos. A fotografia, de Daniel Pearl(do péssimo Alien vs Predador 2), é muito legal. Meio saturada, escura na medida certa, bem maneira. Já a trilha sonora de Steve Jablonsky, irrita. Na boa, irrita de verdade. Tem até uns arranjos bem colocados, que mantém a tensão do filme. Mas falta algo. A trilha se repete constantemente e isso faz com que o antes cool vire ponto negativo. As atuações são todas muito limitadas. Ninguém tá ali pra ganhar o Oscar, só tão pra aparecer como corpos bonitos vítimas do maníaco.


O roteiro de Damien Shannon e Mark Swift também trabalha com esse extremo. É um ótimo roteiro de slasher, mas um péssimo roteiro de filme mesmo, no sentido da Sétima Arte. Sei muito bem que filmes como esse não devem ser levados á sério e não deve haver uma análise profunda sobre, mas precisava colocar frases como "por quê você pede pro único negro aqui pegar a gasolina"?


Uma coisa é fazer um roteiro que se baseia no escracho e na caricatura, outra é fazer algo sem qualidade. E não há um pingo de qualidade nos diálogos de Sexta-Feira 13. Os melhores momentos são mesmo quando Jason aparece e mata. E é exatamente por isso que o filme funciona. Dando os holofotes pra Jason, o filme engrena e vira um espetáculo a parte.


Em questões gerais, a Platinum Dunes, produtora de Michael Bay especializada em filmes de terror de baixo orçamento, merece aplausos. Ótima maneira de reacender o ícone que Jason Vorhees é. Ele é definitivamente a estrela do filme e, devido á boa bilheteria mundial, haverá seqüências. Um grande parabéns pra essa iniciativa de ressurgir com grandes ícones do terror.


Uma curiosidade: o nome do mauricinho dono da casa é Trent, personagem do ator Travis Van Winkle. Coincidência ou não, Travis fez um personagem riquinho chamado Trent em Transformers, do mesmo Michael Bay. Seria o mesmo cara???


Com tudo isso, Sexta-feira 13 é digno de se ver com os amigos, pra se divertir. Se você aprecia a Nona Arte, sai correndo. Reconheçamos, portanto, um perfeito Slasher Movie. Que venha Freddy Krueger!


TRAILER:




Nenhum comentário:

Postar um comentário