quarta-feira, 12 de maio de 2010


Compositores - Parte V

Olá a todos do Fotograma Digital. Na semana passada eu optei por um post um pouco diferente dos últimos, e escrevi sobre um filme, com uma atenção direcionada ao compositor Elmer Bernstein. Não posso imaginar quantas pessoas que acompanham o Fotograma Digital se interessam pela parte técnica da Trilha Sonora, mas a minha intenção é, além de comentar sobre compositores e questões musicais, explicar o processo de análise das nossas trilhas favoritas.

Nesta semana resolvi escrever sobre mais um conhecido compositor de trilhas. Seu nome apareceu a princípio no meio musical, como cantor de uma conhecida banda dos anos 80. Após algumas participações e projetos paralelos, foi convidado a compor trilhas de filmes, alguns de grande sucesso, outros menores, mas independente do investimento usado na produção do filme, seu talento sempre foi presente e notado por todos.


Daniel Robert Elfman, também conhecido como Danny Elfman, nasceu em 29 de maio de 1953, filho de Milton e Blossom Elfman, uma escritora de livros infantis. No começo de sua vida, Danny não se importava muito com a música, até meados do anos 70, quando junto com seu irmão, o diretor Richard Elfman, montou uma banda chamada “Mighty Knights of Oingo Boingo”, onde Danny era cantor e compositor.

Posteriormente conhecida apenas como “Oingo Boingo”, esta banda compôs a trilha sonora de diversos filmes, como por exemplo, “Weird Science” (1985). No mesmo ano gravaram o disco “Dead Man´s Party”, que tinha a conhecida canção “Stay”, esta sendo o maior sucesso da banda, que foi utilizada também no final de 1989, na trilha sonora internacional da novela “Top Model” da Globo.



Através do Oingo Boingo, Elfman trabalhou na trilha sonora do seu primeiro filme, “Forbidden Zone” (1982). Também através da banda, conheceu o famoso diretor Tim Burton, que desde sempre foi fã do seu trabalho. Com isso, foi convidado a compor a trilha sonora de “Pee-Wee´s Big Aventure” (1985), seu primeio trabalho orquestral.

Trabalhando junto com Burton, as portas da oportunidade estavam totalmente abertas para Elfman, que a partir daí começou a fazer uma série de trilhas, como “Bettlejuice” (1988), “Batman” (1989), “Edward Scissorhands” (1990), “The Nightmare Before Christmas” (1993) (todos, filmes de Burton), “Men in Black” (1997), “Spider Man” (2002) entre muitos, muitos outros.



Através de todos os sucessos de Elfman, alguns seriados de TV se interessaram pelo seu talento. Como pode-se perceber em algumas músicas, Elfman tem um curioso estilo dramático e sombrio, que combina bastante com os enredos de Burton. Seu talento com as trilhas o fez responsável pela trilha de séries de Televisão, como “Simpsons”, “Tales from the Crypt”, e pelo tema de abertura da série “Desperate Housewives”.


Recentemente trabalhou na trilha sonora do filme “Alice in Wonderland”, além de ter trabalhado com a banda americana Avenged Sevenfold, orquestrando a música “A Little Piece of Heaven”.




Você gosta de algum compositor em especial? Comente! Selecionei alguns compositores para o FotoMusic Score, mas qualquer sugestão é bem-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário