quarta-feira, 19 de maio de 2010


Compositores VI

Olá a todos do Fotograma Digital. Para todos que acompanham as postagens, estou fazendo uma pesquisa semanal sobre os compositores mais conhecidos, no intuito de mostrar sua carreira, seus primeiros passos, sua trajetória ao sucesso e suas trilhas mais marcantes. A intenção de citar alguns destes mestres é poder analisar posteriormente as suas trilhas sonoras, partindo do pressuposto que “já conhecemos” seu estilo, a partir dos filmes que ando disponibilizando em cada postagem.

Nesta semana tive a intenção de fazer uma postagem especial, uma vez que escolhi o meu compositor favorito, rs. Alguém o reconhece pela foto?


O canadense Howard Leslie Shore nasceu em 18 de outubro de 1946, em Toronto. Estudou na conhecida Berklee School of Music, em Boston, e trabalhou por alguns anos como saxofonista na banda “Lighthouse” em meados dos anos 70. Seu talento na banda foi reconhecido, e com isso passou a escrever músicas. Suas primeiras trilhas apareceriam alguns anos depois, quando trabalhou como diretor musical nos primeiros cinco anos do programa “Saturday Night Live” da NBC, com Lorne Michaels, e também quando começou a trabalhar com o diretor canadense David Cronenberg. Com este diretor, compôs a trilha de filmes como “The Brood” (1979) e “Videodrome”(1983).


Após um considerável sucesso com estas e outras trilhas sonoras, Howard Shore ficou conhecido pelo seu talento na trilha de filmes de terror, trabalhando (novamente) com Cronenberg em outros filmes: como “The Fly” (1986), “Dead Ringers” (1988) e “Naked Lunch” (1991).


(neste vídeo ouvimos uma das músicas da trilha sonora de “Naked Lunch”)

Como pode ser observado em diferentes trilhas sonoras e também em algumas entrevistas, Howard Shore parece ter usado este tempo em que trabalhou com Cronenberg como uma experimentação para o seu notável estilo com filmes de terror. Além de misturar o seu conhecimento orquestral, ele também usa instrumentos eletrônicos, e várias técnicas diferentes de produzir sensações no público que assiste ao filme. Este é mais um exemplo do quanto a trilha sonora ajuda na narrativa de um filme.

Com o sucesso obtido com tantos filmes, Shore foi convidado a compor a trilha de “Big” um conhecido filme de 1988, que ao contrário de tantos filmes de terror, conta a história do “pequeno-grande” Josh Baskin (Tom Hanks).



Junto com “Big”, Shore foi convidado a trabalhar em outros filmes fora do gênero terror. Exemplo disso é a trilha de “Mrs. Doubtfire” (1993) e “The Truth about Cats and Dogs” (1996). Outra trilha memorável é a de “Philadelphia”, onde a trilha sonora conta com a participação da cantora lírica Maria Callas



Necessário lembrar da trilha de “Silence of the Lambs”(1991) mostrando que o compositor não enferrujou o seu talento para filmes de terror.


E mesmo com todo o sucesso obtido com tantos filmes, sendo do gênero terror ou não, o maior êxito de Howard Shore foi obtido com a trilha sonora da trilogia “Lord of the Rings” dirigido por Peter Jackson a partir da história de J.R.R Tolkien. No primeiro filme da trilogia, “The Fellowship of the Ring” (2001), Shore utiliza elementos de música celta, com a participação da cantora Enya na conhecida música “May it Be”

Nos outros dois filmes da trilogia, “The Two Towers”(2002) e “The Return of the King” (2003), a música de Shore é marcante e igualmente digna de vários prêmios. O sucesso do filme e da trilha sonora foi tanto, que Shore forneceu suas músicas para vários jogos do filme “Lord of the Rings”.



Interessante comentar o fato que Howard Shore foi convidado para fazer a trilha sonora do filme “The Hobbit”, que irá sair em 2012, que contará a historia do outro livro de Tolkien. A esperança é que façam um filme do Silmarillion também, com Howard Shore na trilha sonora!!! rs...

Você gosta de algum compositor em especial? Comente! Selecionei alguns compositores para o FotoMusic Score, mas qualquer sugestão é bem-vinda!





Nenhum comentário:

Postar um comentário