sábado, 29 de maio de 2010


O Rei Leão seja talvez a melhor versão de um filme Disney já lançado no Brasil. Além da qualidade do filme (que é quase inquestionável) a especificações tecnicas dessa edição são maravilhosas. Tudo 5.1, wide e uma faixa em DTS, o que para quem tem um aparelho bom é sensacional.

Esteticamente a capa é muito bonita, e ainda conta com um encarte curto com seleção de cenas e um guia (acreditem é um guia bastante simplificado) apresentando os extras.

No disco 1 você tem além do filme na versão de cinema a versão "extendida" que conta com uma sequencia musical inédita que foi cortada da versão original, e aqui foi acrescentada. Honestamente ela não faz falta. Quem canta é o passarinho (Zazu) e a música é bem chatinha, mas é um acrescimo aos fãs mais fervorosos. Ainda no primeiro disco você encontra três jogos infantis (Caça ao Rango do Timão, Jogo das Personalidades e Descubra o som dos animais com o Pumba), um videoclipe de "Circle of Life" interpretado por algumas "estrelinhas" do Disney Channel, e um "Por Trás das Câmeras" com duas cenas (em storyboard) excluidas.



O disco 2 é incrivel. Lotado (mesmo) de todo tipo de extra que você possa imaginar. Desde os mais infantis (um "tour" pela selva com os hilários Timão e Pumba), passando por explicações bastante interessantes sobre as Origens da história do Rei Leão. Como a partir da premissa "bestinha" Bambi na África, os roteiristas transformaram o filme em uma analogia sobre vida e morte, Shakespeare e mitos tradicionais.

Além dessa introdução sobre a história, o dvd conta com um extenso making off sobre o filme em si. Nele cada passo foi abordado: as origens do filme (ou como o filme "b" se transformou no maior clássico da retomada Disney), a viagens de alguns dos produtores até a África (que marcou tanto esse pessoal qua anualmente eles se reunem para celebrar a viagem), a influência da arte africana no filme e reflexões sobre a importância do filme, onde vemos uma série de depoimentos dos envolvidos tratando do legado do filme. A parte técnica é apresentada nos Rascunhos (que contam como funciona a hilária sessão de "brainstorm" desse pessoal), os desenhos de prodoução (que esmiuçam as cores e opções estéticas dos cenários), os desenhos dos personagens (que analisam as origens e o desenvolvimento dos personagens) e um especial sobre o CG do filme. Além das tradicionais galerias sobre os personagens (esses vem em fotos).



E pensam que acabou?

Ainda temos um bom making of sobre a fántástica trilha de Hans Zimmer, partindo desde suas inspirações, a participação de Tim Rice e de Elton John (que trabalharam com a produção por três anos), a entrada do genial cantor sul- africano Lebo M., responsável pela fabulosa aberta do filme, e que dirigiu alguns corais africanos que transformam a trilha de Zimmer numa obra de arte completa. Além disso, os vídeos das músicas "Can You Feel the Love Tonight" com Elton John, "Hakuna Matata" com Lebo M. e Jimmy Cliff e "Circle of Life" novamente com Elton John.



E para fechar os videos sobre a produção do filme, ainda vemos um doc. "educativo" sobre os animais retratados no filme com um adendo sobre o relacionamento da Disney e os animais no cinema, e um belo trabalho contando as origens, produção, diferenças, casting entre outras coisas sobre a adaptação teatral do filme.

O dvd ainda tem algumas apresentações fotográficas e um extra interessante, que mostra uma mesma sequencia sendo dublada em todos os idiomas que a Disney lançou o filme.



É sem dúvida nenhuma, um dos dvds mais legais lançados por aqui, e que hoje é artigo raro.

FICHA TÉCNICA

DVD DUPLO
Estojo Amaray (Duplo)
Distribuidora: Walt Disney Home Entertainment
Áudio: Inglês 5.1 Dolby/Português 5.1 Dolby/Inglês DTS
Imagem: Widescreen Anamórfico


EXTRAS:
DVD 1
- Jogos: Caça ao Rango do Timão, Jogo das Personalidades, Descubra o som dos animais com o Pumba
- Videoclipe inédito: "Circle of Life"
- Por Trás das Câmeras: Cenas excluídas e making of da sequencia nova "O Relatório Matinal".


DVD 2
- Sáfari Virtual com Timão e Pumba
- História: Origens da História, Temas Eternos e História Ganha Vida
- Filme: As Origens, Viagem de Pesquisa da Produção, Influência Africana na Arte, Reflexões, Introdução aos Rascunhos, Desenhos de Produção, Desenhos dos Personagens, Animação Computadorizada, Galeria de Criação.
- Música: Inspiração Musical, Composição das Músicas, Orquestra, Emoção da Trilha, Influência Africana, Sequencia de Áudio, Círculo Completo.
- Vídeos: "Can You Feel the Love Tonight"; "Hakuna Matata"; "Circle of Life"
- Animais: Documentários curtos sobre os animais de O Rei Leão: Leões, Suricates, Javalis, Hienas e Disney e os Animais.
- Teatro: Origens Musicais, Da tela para o Palco, Textura Musical, Arrumando o Palco, Saltos da Fantasia e Galeria de Publicidade do Musical
- Mais extras: Rei Leão pelo mundo, Lançamento mundial, capas das trilhas sonoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário