quarta-feira, 26 de maio de 2010


Compositores XVI

Mais um “Olá a todos” para o Fotograma Digital. Como venho fazendo nas últimas semanas,estou escrevendo em cada postagem, uma matéria sobre a vida e obra dos compositores de trilha sonora que mais de destacaram, desde o surgimento do cinema até os dias de hoje. Uma série de compositores já foram citados, desde Ennio Morricone até Michael Giacchino, passando por Hans Zimmer, Danny Elfman e Elmer Bernstein.

Já comentei em postagens mais antigas, sobre alguns aspectos do surgimento do cinema e também sobre alguns compositores , mas só nestas últimas postagens tenho destacado um único compositor para cada post. Hoje escolhi um compositor que ficou para a história da Trilha Sonora, mas que talvez alguns não o conheçam, por não ser desta época.

O cinema, mesmo sendo uma arte “recente” em comparação a outras formas, como o teatro, a ópera e a própria música, é uma arte que já tem algumas gerações, e exatamente por isso, têm uma série de diretores, compositores, atores e atrizes que deixaram a sua marca, mas que hoje, depois de tantos sucessos lançados, ficaram para trás e infelizmente poucos conhecem. Como costumo dizer, às vezes as pessoas ficam tão maravilhadas com a tecnologia empregada no filme, que não olham mais para trás, e nem se interessam pelo o que já existiu. Não se interessam pela parte da história em que as pessoas faziam muito, com muito pouco... digo pouco em termos tecnológicos, porque em atuação, roteiro, trilha sonora e por que não dizer, “feeling”, tem e até de sobra, rs..

Mas voltando ao foco da postagem, nesta semana pretendo escrever sobre um dos maiores compositores de Holywood, que recebeu inúmeros prêmios pelo seu trabalho, e que escreveu temas que até hoje são ouvidos e lembrados. Muitos compositores hoje em dia são aclamados e fazem sucesso, mas todos reconhecem que Max Steiner foi uma personalidade única em Hollywood.


Maximillian Raoul Walter Steiner nasceu em dia 10 de Maio de 1888 em Viena, Áustria. Era o filho prodígio de Gabor Steiner, que terminou o conhecido curso de música da Hochschule Music Academy, de quatro anos, em apenas um. Foi aluno do compositor erudito Gustav Mahler e aos 16 anos compôs sua primeira Operetta (uma espécie de ópera), “The Beautiful Greek Girl”. Aos 20 anos já trabalhava como condutor, e mudou-se para Londres, logo depois para Nova York, onde se tornou um dos maiores orquestradores e regentes dos conhecidos musicais da Broadway.

Sua carreira com a trilha sonora de filmes começou em 1929, quando foi contratado por William LeBaron para ir para Hollywood, e fazer a supervisão a produção da música para o filme Rio Zita (1929).


Um dos seus primeiros grandes passos foi a composição para o filme “Cimarrom” (1931), sendo muito bem recebido pela crítica. Pela sua formação musical, Steiner adota um estilo bem vienense de composição, compondo valsas e com um estilo Wagneriano de elaborar seus “Leitmotif”. Filmes como “Symphony of Six Million” (1932), “Bird of Paradise”(1932), e “Morning Glory” (1933), foram conquistando cada vez mais o espaço de Steiner nas trilhas sonoras.

Porém o ano de 1933 foi um divisor de águas para o compositor, que compôs a trilha sonora de “King Kong”, o que para alguns foi a maior contribuição de Steiner para a produção cinematográfica, sendo este um filme de 75 minutos com vários temas e sequências agitadas.


Max Steiner, além de todos os sucessos que compôs, ficou conhecido pelo seu estilo de sincronizar sons aos eventos que aconteciam nas imagens. A técnica ficou conhecida como “Mickey-Mousing”, pelo fato de ser muito usada em desenhos animados, e foi muito usada pelo compositor, sempre muito bem recebida pelo publico e crítica.

A partir disso, Steiner passou a trabalhar com outros diretores, compondo trilhas memoráveis como “Gone with the Wind”(1939), e “Casablanca” (1942), sendo o tema destes filmes uma grande referência para todos os interessados por trilha sonora. Sua música para o filme “A Summer Place”(1959) é também extremamente reconhecível, e é necessário ressaltar a trilha sonora de “Now Voyager” (1942) e "Since you Went Away" (1944), que foi digna de vários prêmios.






Max Steiner morreu em 28 de dezembro de 1971, aos 83 anos, por uma falência do coração. O compositor continua influenciando à muitos com a sua arte, digna de tantos prêmios e reconhecimentos.
Para alguns, Steiner ficou amplamente conhecido pela sua técnica de “Mickey-Mousing”, que acompanha sincronizadamente uma imagem em especial. A minha intenção é comentar melhor, em outra postagem com melhores exemplos, sobre esta interessante técnica.

Você gosta de algum compositor em especial? Comente! Selecionei alguns compositores para o FotoMusic Score, mas qualquer sugestão é bem-vinda!




Nenhum comentário:

Postar um comentário