sábado, 15 de maio de 2010


O mundo dos colecionáveis é vasto e muito interessante. As pessoas colecionam de tudo, desde as coisas mais óbvias (dvds, cds, blu-rays, vinis, action figures) até coisas bem estranhas (rótulos de produtos, ingressos de peças de teatro e cinema, cabeça de alfinete, canetas e objetos de papelaria etc).

Acho que quase todo mundo que gosta de cinema acaba tendo sua coleção (pequena ou não) de dvd's e blu-rays dos seus filmes favoritos.

Essa nova sessão do blog mostrará as nossas coleções, de iténs que achamos que são interessantes ou importantes. Nela mostraremos o que faz dela um itém colecionável. Pode ser a embalagem, os extras, o momento histórico do lançamento ou algo totalmente pessoal.

Para quem se interessar e ainda não conhece, indico com grande convicção o blog do Jotace , que vocês encontram na barra lateral. Entrem e fiquem a par de alguns iténs verdadeiramente fabulosos.

E para começar, selecionei um de meus dvd's mais queridos e interessantes. A versão dupla de Seven- Os Sete Crimes Capitais.

A apresentação do filme não é lá grande coisa. Vem num estojo duplo Amaray sem encarte como as fotos abaixo ilustram. Menus estáticos em ambos os discos (outra coisa que poderia ser melhorada).

O dvd 1, que contém o filme, conta com a trilha de comentários do David Fincher, Brad Pitt e Morgan Freeman. O formato de tela é Wide Anamórfico 2:40:1, som 5.1 Dolby em inglês, e infelizmente 2.0 em português.

O interessante dessa edição (que não faço a menor idéia de quando foi lançada) são alguns extras interessantes que infelizmente são quase todos sem legenda que estão no dvd 2.



Em especial a questão da fotografia. Tem muito material dos desenhos de produção (legendados) e um extra muito legal que aborda as fotografias "tiradas" pelo serial killer. Tudo muito bem explicado (com legendas), abordando a confecção das fotos, material usado, idéias para a criação das mesmas.

A direção de arte ainda mostra como criou os incriveis e bizarros cadernos do serial killer John Doe, com um making off (apenas fotos) com comentários da equipe. Uma pena que não tem legendas, o que atrapalha quem não compreende bem o inglês.

Ainda no quesito fotografia, mais dois extras muito interessantes: um abordando a fotografia na cenas dos crimes do filme e um sobre os stills (aquelas fotos que são tiradas durante a filmagem e que são usadas para promover o filme).




Os melhores extras são o que abordam a sequencia de abertura (com comentários de David Fincher, sem legendas) mostrando o storyboard, a versão sem cortes e a versão final. Ainda existem algumas pequenas cenas deletadas (que não fizeram a menor diferença no filme) e os finais alternativos. Um com cortes diferentes e um com a resolução totalmente alterada, feita em storyboard (também com comentários de Fincher, sem legendas).

O que me deixou com uma certa raiva, é que o dvd extra ainda conta com o trailer de cinema (legendado) e um do making of (também legendado). Ou seja, o dvd tem o trailer de um making of sobre ele, que não está na versão nacional. Provavelmente (quem souber comente embaixo), ele deve estar na versão americana do dvd.

De qualquer forma, Seven é um filme brilhante, tenso e que deve estar na coleção de todo mundo que gosta de bons suspenses. Inteligentes, agéis e com finais surpreendentes.

FICHA:
DVD DUPLO
Estojo Amaray (Duplo)
Distribuidora: PlayArte
Áudio: Inglês 5.1 Dolby/Inglês Dolby Stereo/Português 2.0
Imagem: Widescreen Anamórfico 2:40:1

EXTRAS:
Comentários do diretor (David Fincher) e dos atores (Brad Pitt e Morgan Freeman) (sem legendas)
A Sequencia de Abertura (Exploração) (sem legendas)
Cenas deletadas (sem legendas)
Finais Alternativos (sem legendas nos comentários)
Desenhos de Produção (com legendas)
Fotografia: as imagens de John Doe (com legendas), na cena do crime (com legendas), fotografando o filme (com legendas)
Blocos de Notas de John Doe (sem legendas)
Informações de texto: Sinopse, Notas de Produção, Os Sete Pecados Capitais (contando o que são os pecados e de "onde" vieram), Elenco e Realizadores.

2 comentários:

  1. Já é clássico!

    E esse dvd há uns anos tava em "extinção", beirando os $50 em todo lugar, aí tive que me contentar com o single mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Caio: esse mercado de dvd é muito bizarro. O produto sai por um valor caro. Ai entra em promoção, e se vc não compra os que sobram são vendidos a um preço ABSURDO ! É so ver o valor dos clássicos Disney fora de catálogo. Seven entrou na lista pelo filme e por alguns extras legais, os de fotografia são muito legais.

    ResponderExcluir