quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Patrick Swayze: Melhores Momentos

Depois de uma carreira invejável e de muito destaque, Patrick Swayze nos deixa muito cedo, com apenas 57 anos, com muito ainda para fazer e ver, sem sombra de dúvidas.

Tendo uma vida pessoal muito bela, se casou em 1975 com Lisa Niemi e estava casado com ela até o dia em que partiu, em 14 de setembro de 2009, sem deixar filhos,depois de 20 meses numa luta contra um câncer no pâncreas.

Swayze marcou a década de 80 e 90. sendo chamado por muitos como o homem mais sexy dos anos dessa época. Pois é, ídolos que ficavam nas frentes e atrás das câmeras estão nos deixando,e desde já fazem muita falta.


Vamos então a uma breve lista dos trabalhos mais importantes de Swayze:


5° Para Wong Foo, Obrigado por tudo, Julie Newmar(1995)
Trabalho que obteve grande destaque , principalmente por falar sobre travestis. Três drag queens uma delas Vida(Patrick Swayze) embarcam numa viagem até hollywood, para um evento sobre drag queens, e no meio da viagem arrumam confusão com homofóbicos ,racistas, etc.

4° Donnie Darko(2003)Grande filme de ficção científica, é um cult, de um diretor até então estreante, Richard Kelly. Nele ,um garoto esquizofrênico( Jake Gyllenhaal ) tem visões com um amigo imaginário que é um coelho gigante de 1,80 m. Swayze faz um coadjuvante, porém com muita importancia na história, sendo na trama um líder de um grupo de auto-ajuda que tenta auxiliar o protagonista.

3° Caçadores de Emoção(1991)
Um clássico da Sessão da Tarde. Porém também um clássico dos filmes de ação sem compromisso. Nele, Bodhi ( Patrick Swayze) é um bandido que rouba junto com sua gangue com máscaras de ex- presidentes do USA, além de curtir adrenalina aos montes com seus esportes radicais, na maioria das vezes o surf. Keanu Reeves faz Johnny Utah, um agente do FBI que se infiltra nessa gangue de aventureiros de Bodhi e tenta descobrir a verdade ao longo do tempo.

2° Dirty Dancing(1987)
O filme que alçou Swayze ao estrelato. Nele, ele interpreta o instrutor de dança Jonny Castle, por quem Baby (Jennifer Grey) uma hóspede no resort onde a história ocorre,tem uma queda . Depois da namorada de Jonny ficar grávida, ele chama Baby para substituí-la como parceira de dança. E o romance assim se desenrola, com boas danças, ótima trilha sonora, nesse filme que foi um marco na década de 80.

1°Ghost(1990)
Talvez um dos maiores romances no cinema, Ghost foi um marco inovador, por contar uma história de espiritismo( claro que nada aprofundado nem documental), quando um homem( Patrick Swayze) é morto, mas sua alma fica vagando, querendo agora defender sua namorada (Demi Moore). O filme tem um timing de romance , drama, suspense e até comédia muito bom, nada forçado, e com o estilo ainda oitentista no iníciozinho da década de 90.Talvez por esse filme, Dirt Dancing e Caçadores de emoção, chamaria Swayze de um dos reis da Sessão da Tarde, mas também um rei da época de ouro de 80 e 90.

Ps: A ordem de filmes não é diretamente por sua qualidade, mas por seu grau de expressividade na carreira do grande ator.



Joaquim Pedro
Estudante e Rorschach em treinamento.

4 comentários:

  1. Post bacana, mas o Swayze não é psicólogo em DONNIE DARKO...

    ResponderExcluir
  2. Verdade Osvaldo ... ele é o líder do grupo de auto-ajuda ... puxões de orelha rolarão rsrs

    ResponderExcluir
  3. foi mal pessoal, eu pensei em colocar ajuda psicológica, acabei colocando psicólogo.

    ResponderExcluir