quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Crepúsculo
(Twilight -2008)
122 min. - Romance


Diretor: Catherine Hardwicke
Roteiro: Melissa Rosenberg


Com: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Billy Burke, Ashley Greene, Nikki Reed, Kellan Lutz e Taylor Lautner.Muito pouco para se aproveitar em adaptação fraca.


Devo começar admitindo que nunca li o livro de Stephanie Meyer, Crepúsculo. Não me culpo, acredito que seja um livro fraco, meloso e extremamente chato em quesitos narrativos. É o que espero, deduzindo pelo o que assisti no filme de 2008. Entretanto, pelo o que ouço de fãs, o filme não foi fiel e o livro é muito superior. Acreditando apenas no que vivenciei, vamos ao filme.


O filme começa com um clima muito normal, mostrando uma adolescente como qualquer outra, Isabella Swan (Kristen Stewart) que se muda para Forks, uma cidade pequena perto do estado de Washington. Lá, conhece Edward Cullen (Robert Pattinson)um garoto que parece distante dos outros alunos da nova escola de Bella. Depois ela descobre que ele é um vampiro, e se desenrola um romance.


Acredito que não se faz necessário eu falar mais da sinopse que já deve estar mais que saturada pela febre contínua e ininterrupta que essa marca Crepúsculo ganhou. Devemos então analisar a trama. Se tratando de um primeiro episódio de uma série, sempre é mais difícil de se criticar um filme, entretanto, esse é um filme mais completo, com um início, meio e fim. A história, para muitas adolescente fanáticas é linda, maravilhosa e romântica. Acredito que essa fórmula fácil funcione com elas. Comigo, não funcionou. É sim uma fórmula batida, e nesse aspecto, devo incluir o livro também. É um Romeu e Julieta do século 21, com I-Pods, roupas bonitas e sangue, que à propósito, não encontrei em quantidade suficiente para encher uma taça de vinho. Sei que nesse aspecto, honrar a história vampira não foi o objetivo, mas sim criar um romance teen. Porém, incluir dificuldades raciais na trama é apelação, uma coisa que não gosto nos dias de hoje. Simplesmente é fraco demais para enredar uma história decente. O fator de outros vampiros quererem perseguir a protagonista, não aprovarem o romance, e todos os outros caquetes do gênero são do Arco da Velha, que não entretêm ninguém que busca algo inovador. São 121 minutos de coisas previsíveis e sem muita graça, que fazem com que o filme não saia do patamar de comum em relação a outros romances.


Tendo essa pouca coragem até aqui, vamos até os quesitos técnicos, e ver se há algo de bom para se aproveitar. A direção de Catherine Hardwick é de takes normais sem nada muito especial. A fotografia é média, mas para um filme ruim, é um dos pontos bons, num tom branco, Mas eles podiam maneirar... Tudo muito branco deixa de ser reconfortante e vira sacal! A trilha sonora montada é o ponto alto do filme, com músicas de bandas semi-famosas, como “Decode" de Paramore (uma boa música, mas prefiro rock de raiz :-) ). Mas um filme não vive de música. Esse é o fato.


Nas atuações, Kristen Stewart sabe fazer uma boa Bella, mesmo que a personagem seja fraca na minha visão. Robert Pattinson pra mim, não tem muito talento e parece mais zumbi do que vampiro.


Enfim, um filme que prende pouco a atenção, não merece muitos aplausos, entretanto, prêmios fracos e extremamente errôneos como Teen Choice Award e MTV Movie Award encheram a adaptação do livro de Stephanie Meyer de troféus, em vitórias extremamente injustas e inconcebíveis como Crepúsculo ser melhor que TDK. Porém, se tratando de um prêmio de público burro e alienado, não se pode esperar muito.

TRAILER:



11 comentários:

  1. Pessimo. A pior prova de que o povo não sabe o que é cinema, falei.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fraquíssimo mesmo!

    Consegui assistir na 3ª vez que tentei, as 2 primeiras durmi de tão chato.

    Vejamos o lado positivo, é recomendado para quem sofre de insônia!

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Achei um filme sem ação, sem graça e os casal parecem ser dois mortos-vivos!!!
    Espero que Lua Nova, pelo menos melhore pela divulgação que faz...
    Mas mesmo assim parece que a beleza(eu não vejo)
    do casal, faz mais sucesso que o próprio filme e o enredo!
    NOTA 0!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Obrigada pela visita!
    Em meu antigo blog tinha feito um comentário sobre "quanto mais Quente Melhor", "Se meu Apartamento Falasse" e "Crepúsculo dos Deuses", mas por motivos que não vem ao caso agora acabei por deletá-lo, estou recomeçando do zero. Tem pouco mais de um mês que reiniciei e espero ficar agora.
    Vi que você faz parte a do circulo do Diego, ele é uma pessoa muito querida e sempre me deu muita força, tanto no antigo blog quanto nesse novo.

    Obrigada pela visita.

    Júnia
    obs: Achei Crepusculo um filme bem fraquinho, pior que os dois protagonistas viraram herois Teen (rs) e o filme caiu nas graças dessa geração.

    ResponderExcluir
  5. Júnia, obrigado pela visita. Deveria refazer os comentários sobre os filmes citados rsrsrs.

    E Crepúsculo é mesmo bem fraquinho.

    Cassiano: Obrigado, estou visitando o seu rs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Filme plenamente amador, fraco e péssima direção! Até Stewart não convence!

    ResponderExcluir
  7. Sempre tenho medo de levar um tiro ao dizer o que vou dizer agora: o primeiro livro da série é realmente interessante! Pronto, falei!
    O livro é realmente superior ao filme, que nada nos apresenta senão um monte de suspiros e bobagenzinhas água-com-açúcar. As adolescentes, de uma maneira geral, adoram o livro/filme e cultuam a concepção de "vampiros vegetarianos" que Meyer criou.
    Acredito que o livro trouxe um ar novo aos vampiros, que estavam há algum tempo esquecidos na literatura. O que a autora fez foi unir um romance - por vezes, clichê - ao tema vampiresco e resultou num livro que deveria ser apenas um e não uma série, que veio se mostrar deveras repetitiva.

    Se querem uma leitura suave e rápida, eu recomendo o livro. Mas não vejo como recomendar o filme, que é espantoso - além de absurdamente mal adaptado.

    Levei um tiro?

    ResponderExcluir
  8. Luis ... não levou não. Gosto cada um tem o seu, e mesmo com vc curtindo o livro afirma que o filme não é bom... ou seja, dentre os que comentaram todos são unanimes ao afirnar que o filme não é bom.

    Abraços !

    ResponderExcluir
  9. Crepúsculo é um daqueles casos "não vi e não gostei". Trata-se de um produto que se populariza por imposição da mídia às mentes imaturas e sem discernimento dos adolescentes. Mas aposto que tanto a autora do livro, quanto o estúdio responsável pelo filme não dão a mínima para isso e estão felizes da vida com a quantidade de zeros que aparecem no extrato bancário. E preparem-se: Lua Nova vem aí. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. Acho que o filme é tão limitado quanto o livro. Nunca li o livro e nunca lerei, eu gosto do George Romero(zumbis também são legais)e do Nosferatu. Vampiros Vegetarianos são tão possíveis quanto abajures-ambulantes.

    E VIVA BRAM STOKER!!!!!!

    ResponderExcluir